Lesson 1, Topic 1
In Progress

7.5. Troca de Rituais

Você já acabou de ter uma recaída, e o primeiro pensamento que você teve foi, “o que eu estava pensando!?” Você sente a neblina sendo dissolvida e experimenta culpa por perceber o que aconteceu. Esta é a natureza sorrateira dos rituais, nos encontramos fazendo-os, e só percebemos o que aconteceu quando já estamos do outro lado.

Lil ‘Wayne colocou de forma apropriada: “É como quando eu ejaculo, eu volto aos meus sentidos”.

Mas você sabia que os rituais podem na verdade ser coisas boas? Escovar os dentes antes de dormir, malhar, oração/meditação – todas essas são coisas que você pode fazer diariamente e que te beneficiam muito com o tempo. Os rituais nos colocam em um estado de transe, onde fazemos as coisas automaticamente; extremamente útil para hábitos positivos que queremos construir.

Estar ciente de seu ritual de pornografia ou de masturbação é o primeiro passo. A próxima coisa a fazer é substituí-lo conscientemente por outra coisa. O princípio subjacente é que é necessário um hábito para quebrar outro hábito. Tem que haver algo para substituir o espaço vazio.

Isso volta à ilustração que usamos no início do curso, os círculos amarelos e verdes. Quais atividades do círculo verde você pode criar para substituir suas atividades do círculo amarelo (seu ritual)?

Vamos agir!